Pesquisar neste blogue

SOBRE MIM / ABOUT MY SELF / TENTANG DIRI SAYA / KONA-BA HA'U AN.

A minha foto
Díli, Díli, Timor-Leste
Olá..., Sou Paulo S. Martins, de Ainaro, sou eis seminarista do Seminário Maior de São Pedro e São Paulo Fatumeta, Díli, Timor-Leste (Eis Frater), licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, Braga-Portugal e sou mestre em Direito Tributária pela mesma escola. Atualmente sou jurista e assessor legal num instituto público em Díli. Ora, esta página criei em 2010 com intuito partilhar pouco conhecimento que eu tenho ao público em geral e aos que têm sempre sede de ciências e informações. Os conhecimentos e as informações que opto por publicar aqui sempre estão relacionados com direito, cultura, família e poemas. Aqui vai a minha página. Portanto, agradeço imenso pelos comentários e sugestões dados para melhorar esta página. Um grande abraço. Paulo Martins

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CRIMINOLOGIA


               Criminologia: É uma ciência empírica em que se estuda o crime pelo método causal, em que se estuda o controle social do crime. Crime – Criminoso – Vítima – Controle Social do Crime. Estuda o ser humano. Contemporânea: Método Biopsicosocial. Crítica: Método Materialismo Histórico Dialético – Relações sociais de produção. 1) Período da evolução do Crime: 1) Vingança: Olho por Olho Dente por Dente; 2) Humanitário: O homem como centro de tudo, não aceitava penas mais duras; 3) Científico ou Criminológico: a. Clássico: Começa com uma premissa clássica, por volta de 1860, qual seja o homem é dono de seu livre arbítrio. b. Positivista: Começa com Césare Lombroso, escreveu o livro “L’uomo Delinquenti”, ele comclui que a epilepsia era a causa de todos os crimes, foi importante por ter sido o primeiro a iniciar um estudo cientifico para explicar o crime (biopsicopatologia). c. Tradicional: Começa a refutar as idéias de Lombroso, estudando basicamente o crime e o delinquente (biopsicosocial). d. Atual: Acrescentou no Tradicional, os elementos da vítima e o controle social, usando também o controle biopsicosocial. 2) Criminologia Atual Objeto: Crime, delinqüente, vítima e controle social do crime. Método: Empirismo, baseado nas observações da realidade e interdisciplinariedade pois utiliza conceitos diversos. Biopsicosociologia. Características: a) Vê o crime como um problema que gera conflitos em sociedade. b) Amplia o objeto da criminologia tradicional (crime e delinqüente). c) Possuí orientação prevencionista. d) Substitui o conceito de tratamento pelo de intervenção. e) Defende que a criminologia é uma ciência e não um apêndice da sociologia, baseiam esta afirmação no estudo da etiologia (estudo da origem das coisas). Onticontológica: conduta corriqueira, que pertence ao ser humano, não reprovada pela sociedade. Diferença entre Empirismo e Normativismo: Empirismo Normativismo Criminologia Direito O objeto se situa no mundo real Objeto se situa no mundo dos valores Baseia-se nos fatos e nas observações Baseia-se em opiniões e discurssos silogismo lógico, causa/efeito. Utiliza o método indutivo, concreto, pois é baseado na realidade. Método dedutivo ou abstrato. Pode-se dizer que a criminologia procura conhecer a realidade para explicá-la. Valora condutas ordenando e orientando seu comportamento através de critérios axiológicos (valores). Delito: Para a criminologia é um comportamento individual que causa um problema social e comunitário. Para que exista o problema social, são necessários quatro requisitos: a) Incidência massiva na população; b) Que referida incidência seja dolorosa e aflitiva para a população; c) Que tenha persistência de ocorrência em determinado tempo de espaço; d) Tem que haver uma consciência social geral generalizada a respeito da sua negatividade. Teoria que fundamenta o problema social Teoria da Empatia – Escola de Chicago. Posicionou-se contra a atitude tecnocrata que se colocava sobre o crime Diz que há que se ter um profundo interesse e apreço sobre esse drama humano e comunitário que é o delito. Delinqüente: Estudado através da biopsicosociologia, contraria a biopsicopatologia, também se baseia no contexto histórico do sujeito, ele deve ser analisado sob a premissa da normalidade (o delinqüente comete o crime, pois na vida em sociedade sempre haverá crime, não colocando conceitos e préconceitos).



                                                              Cankok by Paresma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado

GENTE DE TIMOR (Obra Original do Paulo S. Martins)

Da ilha verde, da forma de crocodilo.
Da verdura montanhosa e da alma lutadora.
De um sangue humilhado mas não ser humilhada.


Da brisa da frescura e do aroma da verdura,
Do rio pedroso e das rasas espinhosas,
das cores arco-íris e das flores da natureza.


Ó gente de Timor...!
Das praias bonitas e das ondas manhosas,
das águas quentinhas e das bocas sorridentes.


Do coração da pomba e pele da cobra,
dos olhos da águia e pés dos crocodilos.
das mãos do campo dos pés do viagante.


Ó gente,
minha gente
gente de Timor...!
mostrai a boca e lavai os olhos,
treinai as asas e voai mais alto,
treinai os pés e chegai mais longe.


Uma Lisan Diurpu,

Uma Lisan Diurpu,
Uma lisan Diurpu, hanesan uma lisan eh Uma Knua eh Uma Lulik ka ho lian português "Casa Sagrada" timor nian ne'ebé mos sai hanesan Uma Lulik ne'ebé importante iha Knua Ria-ailau, Ainaro-Manutaci. Uma Lulik ne'e besik ba Ramelau hun. Uma ne'e agora nia gerasaun ladun barak, maibé komesa buras fali ona ba oin ho prezensa foin sa'e sira ne'ebé foin moris iha tinan 1990 mai leten. Agora dadaun Sr.António mak hola fatin eh substitui fali Sr. Augusto ne'ebé uluk nudar bali nain ba Uma Lulik ne'e nia fatin para bali uma ne'e. Uma Diurpu lokaliza iha Distritu Ainaro, Subdistritu Ainaro, Suco Manutaci no Aldeia IV. Nia fatin uluk besik malu ho uma Lisan Mantilu ne'ebé uluk iha Mupelotui no Maupelohata. Maibe agora sai ona mai iha buat mos ka fatin foun principalmente iha tempo katuas Augosto nian. Ita hare iha imagem ne'e, iha uma ne'e nia kotuk ida kalohan taka ne'e mak foho Ramelau ka Tatamailau. Hori uluk iha okupasaun Portuguesa no Ocupasaun Indonésia nian iha Timor, Uma Diurpu seidauk hetan Sunu ka amesa hosi Ahi. Tanba tuir história beiala sira nian, uma ida ne'e ahi nunka bela han, ka ahi la han. Tuir lian nain no katuas sira nebe hare ho matan, katak iha tempo kolonial português nian iha Timor, uma Mantilu nebe momentu neba hari besik kedan uma Diurpu (Uma tatis sei ba malu) ne'e ahi han tia iha kalan ida, nebe tuir lolos uma Diurpu ne'e mos ahi tenki han hotu, nia logika nune, tanba uma rua ne'e rabat malu kedan. Maibe katuas sira haktuir dehan, sa mak akontese iha momentu neba mak, manu makikit mean (manu lokmea ) ba tur iha uma Diurpu nia kakuluk ne'e i kuando ahi lakan ne'e baku ba uma Diurpu nia leten, manu makikit ne'e loke liras dala ida, ahi lakan baku fali ba parte seluk. Ho nune'e ahi han uma Mantilu ne'e to romata, maibe uma Diurpu ne'e ahi la han. I manu makikit ne'e tur iha uma ne'e nia kakuluk to ahi lakan hotu ka mate. Iha kolonial indonésia nian, ahi nunka han uma ne'e. Milisia sira tama to'o iha bairro neba i sunu uma Builiuh nebe iha kraik mai maibe la sunu uma Diurpu, milisia sira liu kona dalan ninin deit i neon la kona ka la hanoin at ba Uma ne'e. Além de ne'e, katuas assasinio ka oho dor no katuas seluk nebe ema iha suku laran konsidera katak lia-nain iha suko ne'e fo sasin katak uma Diurpu ne'e iha nia karakter da unika i ema ne'ebé hanoin a'at nunka bele hakat to'o uma ne'e nia sorin, tanba sei la hetan dalan atu tama ba uma ne'e. Iha tempo indonésia nian, iha momento nebé ami hotu sei kik, kuando kalan ka loron mak bapa sira atu tama ba ou falintil sira lao besik iha uma ne'e, ita iha uma laran hatene kedan ona tanba iha manu (ho froma manu fuik hanesan andorinha bot) ida nebe'e hanesan manu makikit kik ne'e semo haleu uma laran ne'e i fó alerta ba ita. Iha ne'e ita nebe toba iha uma laran sei la dukur tanba manu ne'e nia liras sempre baku ita no baku buat kroat nebe ita iha. Uma ne'e uluk iha Maupelohata hansa dehan tia ona. Sai fali mai iha nia fatin foun, hari'i desde 1976 no'o troka lolos iha 1998. Hafoin ta'a fali ai foun no prepara material foun pois hari'i fali iha 1998 to agora 2014. Nia kondisaun diak nafatin hansa ita hare iha retrato ne'e, nia varanda luan liu uluk nian. No Nia sempre nakloke ba ema hotu nebe hakarak ba visita Nia. By Paulo S. Martins (qno.tls@gmail.com)