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SOBRE MIM / ABOUT MY SELF / TENTANG DIRI SAYA / KONA-BA HA'U AN.

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Díli, Díli, Timor-Leste
Olá..., Sou Paulo S. Martins, de Ainaro, sou eis seminarista do Seminário Maior de São Pedro e São Paulo Fatumeta, Díli, Timor-Leste (Eis Frater), licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, Braga-Portugal e sou mestre em Direito Tributária pela mesma escola. Atualmente sou jurista e assessor legal num instituto público em Díli. Ora, esta página criei em 2010 com intuito partilhar pouco conhecimento que eu tenho ao público em geral e aos que têm sempre sede de ciências e informações. Os conhecimentos e as informações que opto por publicar aqui sempre estão relacionados com direito, cultura, família e poemas. Aqui vai a minha página. Portanto, agradeço imenso pelos comentários e sugestões dados para melhorar esta página. Um grande abraço. Paulo Martins

sábado, 18 de setembro de 2010

A Passagem da Vida

A nossa vida é uma viagem, uma passagem e é uma aventura sem paragem. Digamos que viver é um acto de vagabundo ou seja uma actividade nómada que passa em segundo para segundo, em minuto para minuto e passa no dia a dia sem parar. Sem parar porque sempre evolui mesmo que passamos para outra vida que os cristãos chamamos a vida depois da morte. Mas a quem que diga a vida depois da morte é uma vida eterna que fica estática no seu tempo. Se for assim, esta vida não morrerá, mas na realidade toda agente morre e a alma de toda agente vai para o Céu, o Inferno, o Purgatório o Limbo segundo a sua qualidade de vida aqui no mundo (Uma perspectiva cristã).  Ora, o nosso mundo já é velho, milhares de pessoas morreram em todos os dias. Então, o que achamos sobre a medida, a largura ou o espaço dos lugares que agente vai ficar depois da morte...? Será que dezmil vezes mais maior do que a nossa planeta? Para os ateistas e os agnosticistas não acreditam nisso. Dizem que não há vida depois da morte porque tudo se vai acabar neste mundo, a razão é inexistente de Deus, se Deus não Existe com certeza que para eles nada mais do que aquilo que existe hoje e vai acabar hoje mesmo sem nenhuma continuação depois da morte. Eles so acreditam no aquilo que têm, sobretudo, a capacidade, as riquezas e todas as coisas material e imaterial que partencem neles. Pena que eles são incapazes de fazer ou fazem surgir uma coisa apartir de nada, ou um exemplo simples que eles são incapazes de fazer um cabelinho deles de preto para branco sem mistura ou intervenção de um produto líquido. Mas pronto, de maneira nenhuma eles não podem o fazer, so que a mente deles vai sircular dentro da lei de natureza, que tuda já existe para sofrer uma mudança ou evolução natural para tornar algo mais diferente do que dantes, embora que está na mesma matéria. Mas a lei da natureza tem de foi feita ou seja foi estabelecida pela alguém. Quem era?  Para os filósofos antigos disseram que era motorimóvel, para os cristãos através dos grandes doutores da igreja disseram e ainda dizem que é Deus. Por isso que para a sociedade religiosa acredita que Deus existe, por isso que nada vai acabara depois da morte. Mas, o ser humano se vai deparar com uma vida eterna. Porque dizem que a nossa capacidade não vai conquistar nem vai descobrir o mistério de Deus e nem se vai descobrir e explicar a fraqueza de Deus se esta fraqueza existia.  
              Pronto, deixamos esta perspectiva filosófica e vamos consentrar na passagem da vida.  As vezes não Conscientizamos o que se passou, o que se passa e o que se passará. Não por causa de falta de conscideração da parte do ser humano mas digamos que por causa da passagem do tempo que passivamente move mas activamente mudou tantas coisas e por causa das coisas da vida humana que não correram bem, por exemplo a não gerar bem o tempo e "super busy". Mas possamos fazer um intervalo durante a nossa rutinidade para ver o que se passou, o que se passa e o que se passará. ou seja, diamos que fazer um introspecção para ponderar as coisas na nossa vida. E aí, agente possa ter uma nova lição que dentro daquilo que se passou e se vai passar. Dizem que o que passou já tinha deixado muitas coisas ou muitas pegadas que sirvam como a história, é o passado. O que vai passar é o presente que está no momento em que estamos, ou seja, no mesmo presente nem se conta com o segundo que já passou. Porque o segundo que passou já marcou uma história. Normalmente esta história ou pasado serve como uma grande lição ou digamos na perspectiva psicológica que a nossa história no passado dá para contribuir a edificação da nova perspectiva ao futuro, ou seja, ainda me lembro uma fraze que estava escrita no logo do Seminário Menor de Nossa Seonhora de Fátima Balide no dia em que comemorámos o Cinquentenário do Seminário menor que diz assim " Lembrar o passado para melhor construir o futuro". Acho que esta fraze bem curta e simples mas dá para reflectir sobre a passagem da nossa vida. Mas, esta fraze mais valiosa para  os que estão na primeira idade e na segunda idade, porque para eles ainda têm muito tempo para melhorar mais alguma coisa, entretanto, para os que estão na terceira idade já não mais valiosa devido a idade que eles têm além de ser mais avançada e mais próxima do fim da vida. Mesmo que toda agente sempre está em frente da morte porque a morte da agente ninguém sabe qundo que vai chegar. Mas, realmente agente diz assim, os mais velhos são os que estão mais próximo da morte, mas na realidade os mais novos encontraram a sua morte mais cedo do que os velhos.  Sim, as coisas da nossa vida são complicadas, as vezes podemos dizer que são desorganizadas quando não reflectirmos bem sobre a passagem da nossa vida. Porque a passagem desta vida sempre traz-nos coisas novas e novos eventos. Mas tudo se vai perceber e compreender melhor segundo a experiência que tivemos no passado. Digamos que a experiência é um metro para medir a realidade que tivemos, que temos e ´medirá também o futuro através de uma previsão.

Em suma, a realidade da nossa vida é uma coisa dinámica que evolui com o tempo. Tudo se muda e tudo se passa, nada vai ficar estáticamente sem nenhum movimento. Por isso, para nós como ser humano, a passagem da vida é um acto que agente sofre sem saber porque. E isto vai criar uma história com a sua própria experiência que nela contém várias lições que teremos de ver através duma introspecção ou meditação ou seja, auto-avaliação dentro de alguns minutos. E aí podemos preparar bem a nossa vida para encontrar uma nova situação que iremos encontrar depois da vida. Mas, se não há vida depois da morte, pronto, ficamos com nada, nem os ateistas, agnosticista e nem a sociedade religiosa. Ninguém ganha. Mas se for existe a vida Depois da Morte, quer dizer que existe Deus, e ai agente estará garantido que irá receber alguma coisa seja qual for. Entretanto, para os agnosticista e os ateistas vão ficar com nada.  

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GENTE DE TIMOR (Obra Original do Paulo S. Martins)

Da ilha verde, da forma de crocodilo.
Da verdura montanhosa e da alma lutadora.
De um sangue humilhado mas não ser humilhada.


Da brisa da frescura e do aroma da verdura,
Do rio pedroso e das rasas espinhosas,
das cores arco-íris e das flores da natureza.


Ó gente de Timor...!
Das praias bonitas e das ondas manhosas,
das águas quentinhas e das bocas sorridentes.


Do coração da pomba e pele da cobra,
dos olhos da águia e pés dos crocodilos.
das mãos do campo dos pés do viagante.


Ó gente,
minha gente
gente de Timor...!
mostrai a boca e lavai os olhos,
treinai as asas e voai mais alto,
treinai os pés e chegai mais longe.


Uma Lisan Diurpu,

Uma Lisan Diurpu,
Uma lisan Diurpu, hanesan uma lisan eh Uma Knua eh Uma Lulik ka ho lian português "Casa Sagrada" timor nian ne'ebé mos sai hanesan Uma Lulik ne'ebé importante iha Knua Ria-ailau, Ainaro-Manutaci. Uma Lulik ne'e besik ba Ramelau hun. Uma ne'e agora nia gerasaun ladun barak, maibé komesa buras fali ona ba oin ho prezensa foin sa'e sira ne'ebé foin moris iha tinan 1990 mai leten. Agora dadaun Sr.António mak hola fatin eh substitui fali Sr. Augusto ne'ebé uluk nudar bali nain ba Uma Lulik ne'e nia fatin para bali uma ne'e. Uma Diurpu lokaliza iha Distritu Ainaro, Subdistritu Ainaro, Suco Manutaci no Aldeia IV. Nia fatin uluk besik malu ho uma Lisan Mantilu ne'ebé uluk iha Mupelotui no Maupelohata. Maibe agora sai ona mai iha buat mos ka fatin foun principalmente iha tempo katuas Augosto nian. Ita hare iha imagem ne'e, iha uma ne'e nia kotuk ida kalohan taka ne'e mak foho Ramelau ka Tatamailau. Hori uluk iha okupasaun Portuguesa no Ocupasaun Indonésia nian iha Timor, Uma Diurpu seidauk hetan Sunu ka amesa hosi Ahi. Tanba tuir história beiala sira nian, uma ida ne'e ahi nunka bela han, ka ahi la han. Tuir lian nain no katuas sira nebe hare ho matan, katak iha tempo kolonial português nian iha Timor, uma Mantilu nebe momentu neba hari besik kedan uma Diurpu (Uma tatis sei ba malu) ne'e ahi han tia iha kalan ida, nebe tuir lolos uma Diurpu ne'e mos ahi tenki han hotu, nia logika nune, tanba uma rua ne'e rabat malu kedan. Maibe katuas sira haktuir dehan, sa mak akontese iha momentu neba mak, manu makikit mean (manu lokmea ) ba tur iha uma Diurpu nia kakuluk ne'e i kuando ahi lakan ne'e baku ba uma Diurpu nia leten, manu makikit ne'e loke liras dala ida, ahi lakan baku fali ba parte seluk. Ho nune'e ahi han uma Mantilu ne'e to romata, maibe uma Diurpu ne'e ahi la han. I manu makikit ne'e tur iha uma ne'e nia kakuluk to ahi lakan hotu ka mate. Iha kolonial indonésia nian, ahi nunka han uma ne'e. Milisia sira tama to'o iha bairro neba i sunu uma Builiuh nebe iha kraik mai maibe la sunu uma Diurpu, milisia sira liu kona dalan ninin deit i neon la kona ka la hanoin at ba Uma ne'e. Além de ne'e, katuas assasinio ka oho dor no katuas seluk nebe ema iha suku laran konsidera katak lia-nain iha suko ne'e fo sasin katak uma Diurpu ne'e iha nia karakter da unika i ema ne'ebé hanoin a'at nunka bele hakat to'o uma ne'e nia sorin, tanba sei la hetan dalan atu tama ba uma ne'e. Iha tempo indonésia nian, iha momento nebé ami hotu sei kik, kuando kalan ka loron mak bapa sira atu tama ba ou falintil sira lao besik iha uma ne'e, ita iha uma laran hatene kedan ona tanba iha manu (ho froma manu fuik hanesan andorinha bot) ida nebe'e hanesan manu makikit kik ne'e semo haleu uma laran ne'e i fó alerta ba ita. Iha ne'e ita nebe toba iha uma laran sei la dukur tanba manu ne'e nia liras sempre baku ita no baku buat kroat nebe ita iha. Uma ne'e uluk iha Maupelohata hansa dehan tia ona. Sai fali mai iha nia fatin foun, hari'i desde 1976 no'o troka lolos iha 1998. Hafoin ta'a fali ai foun no prepara material foun pois hari'i fali iha 1998 to agora 2014. Nia kondisaun diak nafatin hansa ita hare iha retrato ne'e, nia varanda luan liu uluk nian. No Nia sempre nakloke ba ema hotu nebe hakarak ba visita Nia. By Paulo S. Martins (qno.tls@gmail.com)